terça-feira, 29 de abril de 2008

Bernardinho inscreve Nalbert e Rodrigão na Liga; Ricardinho está fora

O técnico Bernardinho fechou mesmo as portas para Ricardinho na seleção brasileira masculina de vôlei. O levantador não foi incluído na relação de jogadores inscritos para defender a equipe na Liga Mundial, que servirá de teste para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Lega Volley/Divulgação
Manius (de azul) tenta ataque em jogo do Cuneo nas semifinais do Italiano 07/08
VOCÊ CONCORDA COM A LISTA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
SAIBA TUDO SOBRE OLIMPÍADA
A relação, divulgada nesta terça-feira pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), conta com duas novidades, ambas do Bre Banca Lannutti Cuneo: o levantador Marlon e o ponteiro Manius Abbadi. O meio-de-rede Rodrigão, que se recupera de uma operação no joelho, e o ponta Nalbert, que havia afirmado ter perdido a esperança de voltar a defender a seleção, também foram inscritos.

A inscrição na Liga Mundial não significa necessariamente que o jogador será convocado. A lista de 19 atletas serve apenas de base para que o técnico defina os possíveis jogadores para a disputa. Na seleção feminina, por exemplo, o treinador José Roberto Guimarães convocou apenas 14 das 19 inscritas para o Grand Prix (espécie de versão feminina da Liga).

Entretanto, a lista da Liga Mundial servirá como base para definir os 12 jogadores que vão defender o país nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Dificilmente o técnico Bernardinho chamará para a Olimpíada um atleta que não esteja nesta relação.

Dono de sete títulos da Liga, sendo seis na 'Era Bernardinho' (desde 2001), o Brasil jogará na primeira fase contra Sérvia, Venezuela e França. A estréia será às 10h do dia 14 de junho, contra os sérvios, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

A seleção já está classificada para a fase final, pois vai abrigar a decisão do torneio. O ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, será o palco dos jogos finais do campeonato, entre 23 e 27 de julho.

No início da Liga, Bernardinho deve encontrar alguns problemas. O treinador não poderá contar com o meio-de-rede Rodrigão. O central sofreu uma operação no ligamento cruzado do joelho esquerdo e só deve se recuperar às vésperas da Olimpíada, em agosto.

Já o líbero Escadinha disputa as finais do Campeonato Italiano pelo Copra Piacenza e ainda não tem data para se apresentar à seleção.

Ricardinho
A lista divulgada nesta terça-feira deixa claro que a briga entre Bernardinho e Ricardinho, na metade do ano passado, ainda não foi resolvida. Ex-capitão da seleção, o jogador foi cortado do time que disputou os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro poucos dias antes da estréia no Pan.

Na ocasião, Bernardinho afirmou que a relação entre os dois havia se desgastado. Já Ricardinho disse que houve 'traição' em sua saída da seleção.

Depois do Pan, Bernardinho disse reiteradas vezes que as portas da seleção estavam abertas para Ricardinho, desde que o levantador tomasse a iniciativa de aparar as arestas deixadas pelo corte do Pan.

Sem obter respostas, Bernardinho disse no início do mês, em entrevista à revista Época, que fechara a porta para Ricardinho.

Veja a lista de inscritos, com os times pelos quais jogaram na última temporada:
Levantadores
Bruno Rezende - Cimed
Marcelinho - Panathinakos-GRE
Marlon - Bre Banca Lannutti Cuneo-ITA

Centrais
Eder - Cimed
André Heller Cimone Modena-ITA
Gustavo - Sisley Treviso-ITA
Lucas - Cimed
Rodrigão - Lube Banca Marche Macerata-ITA
Sidão - Cimone Modena-ITA

Pontas
Giba - Iskra Odsintovo-RUS
Murilo - Cimone Modena-ITA
Nalbert - Minas
Manius - Bre Banca Lannutti Cuneo-ITA
Dante - Panathinakos -GRE

Líberos
Escadinha - Copra Piacenza-ITA
Alan - Dínamo de Moscou-RUS

Opostos
André Nascimento - Cimone Modena-ITA
Anderson - Ulbra
Samuel - Lokomotiv Belgorod-RUS

Nenhum comentário: