sexta-feira, 4 de abril de 2008

Mantenha a gengiva saudável

Bons hábitos de escovação fazem toda a diferença para evitar infecções nos dentes e a periodontite (inflamação na gengiva). E não é só: há mais doenças que são desencadeadas no seu organismo



Por Katia Deutner

Não é só uma questão de limpeza e bons hábitos. Escovar os dentes de maneira correta e após as refeições evita infecções e a periodontite (inflamação na gengiva). Mas isso você já sabia, não é? O que você não sabe é que essas duas doenças geram problemas maiores no organismo como um todo.

Além de você correr o risco de perder os dentes, a falta de cuidados bucais e a infecção causada pela periodontite aumenta as chances de você ter um derrame cerebral, infarto do miocárdio, partos prematuros, nascimentos de crianças de baixo peso e também pode agravar o diabetes. O alerta foi publicado no Journal of Periodontology, da Grã Bretanha, e diz que as bactérias presentes na placa sub-gengival contribuem para aumentar os riscos de doenças sistêmicas.

“Os estudos e pesquisas avançaram muito nessa área. A doença periodontal torna a pessoa mais vulnerável ao diabetes. E uma pessoa com diabetes, que trata a periodontite, consegue estabilizar mais facilmente o nível de glicose”, explica a cirurgiã dentista Luciana Facchini, do Centro Odontológico Agami. “As bactérias já fazem parte da flora bucal e se proliferam muito na presença da placa, penetrando no organismo através do sulco gengival e alcançando a circulação sangüínea”, comenta.

A periodontite atinge cerca de 75% da população e o melhor mesmo é evitá-la com uma higiene adequada. “O diagnóstico precoce e a manutenção periódica com visitas freqüentes ao dentista são essenciais para se evitar a instalação da doença”, acrescenta a especialista. “Depois de instalada, há a necessidade de raspagem da raiz do dente, afim de remover o tártaro e as bactérias, que são os causadores da inflamação.”

A doença é hereditária, não tem cura e progride com a presença de placa bacteriana. Além disso, outros fatores contribuem para o aumento da doença, como próteses mal adaptadas e a presença de cáries (que retém as placas). A periodontite também é o principal motivo de perda de dentes e tecidos ósseos em adultos e de mau hálito.


Atenção na escovação
Você tem dúvidas e quer saber como deve ser feita a sua limpeza bucal? Comece escolhendo a escova certa e seguindo os conselhos da cirurgiã dentista Luciana Facchini:

- As cerdas da escova devem ser encaixadas no sulco gengival.
- O movimento de escovação é circular e vibratório.
- O fio dental é usado de maneira a limpar a região do sulco gengival.
- Os dentes precisam ser escovados e o fio dental usado após as refeições. No mínimo, três vezes ao dia.

Nenhum comentário: