terça-feira, 29 de janeiro de 2008

"Frozen River" leva prêmio do Grande Júri em Sundance

"Frozen River", um filme sobre duas mulheres que se aliam para introduzir imigrantes ilegais a partir da fronteira canadense, recebeu neste sábado o prêmio do Grande Júri de melhor drama americano do Festival de Sundance, anunciou a organização.

O longa, dirigido e escrito por Courtney Hunt, se baseia em um curta-metragem da produtora filmado em 2004 sob o mesmo nome.

A Sony Pictures Classics comprou o filme por cerca de US$ 1 milhão, segundo a imprensa americana.

Quentin Tarantino, membro do júri da atual edição, disse que a fita é uma "maravilhosa descrição da pobreza na América".

"Trouble the Water", que narra a sobrevivência de um casal de Nova Orleans após a chegada do furacão "Katrina" e seus devastadores efeitos, ganhou o prêmio de melhor documentário americano dentro do festival, o mais importante dentro do panorama independente do país.

É um trabalho de Tia Lessin e Carl Deal, colaboradores freqüentes do diretor Michael Moore.

O intérprete William H. Macy apresentou no sábado a cerimônia de entrega de prêmios, que escolheu "The Wackness", protagonizado por Ben Kingsley, o drama americano favorito do público, votado entre os participantes do festival.

A sueca "King of Ping Pong" ganhou o prêmio do Júri na seção World Cinema Dramatic Competition, enquanto o do público recaiu na britânica "Man on Wire".

O júri para a seção de dramas americanos, que incluía as atrizes Marcia Gay Harden e Sandra Oh e o ator Diego Luna, entregou o prêmio de melhor pelo conjunto do elenco aos intérpretes de "Choke", entre os quais estão Sam Rockwell e Anjelica Huston.

O Festival de Sundance, que começou no dia 17, termina neste domingo

Nenhum comentário: