quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Beijar é bom, mas exige alguns cuidados

Acho que esta é uma das afirmações que teremos 100% de concordância...

O beijo não tem idade, não tem sexo, não tem cor , não tem nacionalidade, o beijo só tem prazer.

Atualmente muitas pessoas têm abusado do beijo, através da onda do ficar , das competições juvenis de saber quem beijou mais na mesma noite. Acho que as pessoas não imaginam que o beijo pode transmitir doenças e quanto mais pessoas se beija, maior o risco de contraí-las.

Das doenças transmissíveis através do beijo, a mais específica é a mononucleose infecciosa, comumente chamada de doença do beijo. É uma doença causada pelo vírus Epstein-Bar e transmitida pela saliva. Os sintomas desta virose podem ser confundidos com um

resfriado, pois o indivíduo contaminado pode apresentar dor de garganta, febre, mal estar, fadiga, aumento dos gânglios, que ficam doloridos, do baço e do fígado. Cerca de 8% das pessoas podem apresentar uma espécie de irritação que deixa a pele com pontos vermelhos com duração de aproximadamente 5 dias e desaparecem sem deixar cicatriz. Não existe um
medicamento para a doença e muito menos uma vacina. O que tratamos nesse caso são os sintomas. Saúde bucal é de fundamental importância e podemos dizer que uma pessoa que não tem uma boca saudável, é um indivíduo doente. A doença de gengiva (gengivite) acomete uma grande parte de população. Ela é causada por bactérias que se instalam ao redor dos dentes e causam uma inflamação da gengiva.

Essa inflamação gengival faz com que ela fique inchada, avermelhada e comece a sangrar, nesta fase damos o nome a essa doença de gengivite. Muitas pessoas comentam no consultório que a gengiva sangra durante a escovação ou até mesmo de forma espontânea e acham que isso é normal. Seria normal que alguma parte do seu corpo sangrasse na hora do banho?

Esse sangramento é anormal e se não tratado pode ser transformar em periodontite, causando coleções purulentas (pus) na boca, sangramento e mau hálito. Pessoas com gengivite ou periodontite, podem transmitir as bactérias dessas doenças através do beijo e expor pessoas a desenvolvê-las. Alguns trabalhos mostram uma elevação do número de jovens com gengivite e avaliam que além de uma escovação deficiente, o aumento da quantidade de pessoas beijadas seja um dos fatores desse aumento. A gengivite pode ser evitada com boa higiene bucal, uso correto e com cuidado da escova e fio dental. Se você impedir que a gengivite avance, ela não chegará a periodontite, que neste caso necessita de tratamento especializado.

Cáries dentárias também são causadas por bactérias e por isso também são transmitidas através do beijo. O herpes é uma doença infecciosa e extremamente contagiosa, causadas pelo HSV-1 e HSV-2. A transmissão é por contato direto de uma lesão infectada de um indivíduo para a pele ou mucosa de um indivíduo não infectado. Após contaminação existe um período entre 13 e 14 dias para que se manifeste e algumas vezes são assintomáticas. Entre vários sintomas como febre alta e aumento dos gânglios do pescoço, causa múltiplas feridas na boca,lingua e faringe, alem de intensa reação inflamatória da gengiva.

Candidíase é um termo que inclui um grupo de condições mucosas e cutâneas com um agente etiológico comum do gênero CÂNDIDA de fungos. É a infecção micótica bucal mais comum, embora os índices de freqüência sejam difíceis de determinar por causa da prevalência do microrganismo causal numa grande proporção da população. As manifestações bucais da candidíase são variáveis, sendo observadas numerosas formas. A forma mais comum é a pseudomembranosa, conhecida como sapinho.

Tuberculose pode ser transmitida pelo ar ou pela saliva e pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial, os pulmões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis. Faringites, laringites e amigdalites também podem vir através do beijo, mas raramente o indivíduo associa a infecção com esse fato.

Outras doenças, como hepatite e doenças sexualmente transmissíveis, apesar de causarem contaminação pela via bucal com pouca freqüência devem ser levadas em consideração, principalmente quando existe presença de ulcerações bucais, lesões, sangramentos gengivais e má higiene. Por estarmos tratando de vírus, bactérias e fungos, qualquer via de acesso disponível não deixara de ser aproveitada e mesmo havendo controvérsia entre diversos profissionais, vale à pena estar atento. Uma pesquisa encontrou traços do vírus na saliva de pessoas contaminadas com hepatite e desta forma acreditam que a saliva pode ser contagiosa e que as pessoas com o vírus podem passá-lo para outras. Pessoas com problemas na gengiva (e mais uma vez as doenças gengivais) podem correr maiores riscos, pois como o vírus da hepatite C é transmitido quando o sangue de uma pessoa infectada cai na corrente sangüínea de outra, isso pode ocorrer porque o sangramento na gengiva deixa gotas minúsculas de sangue na saliva do paciente. A pesquisa também sugere que o vírus da hepatite C pode ser transmitido através do beijo, mas isso não é consenso entre os pesquisadores. Apesar de possível a contaminação, o risco ainda é pequeno se não houver problemas periodontais.

O mesmo acontece com a hepatite B, que é um vírus transmitido através do sangue. Não existe risco, desde que as pessoas envolvidas não apresentem sangramentos gengivais ou lesões bucais.

HPV - O condiloma acuminatum tem aspecto de verruga e é causada pelo Papilomavirus humano, aparecem na boca verrugas achatadas e esbranquiçadas, com formato de "crista de galo", nome pelo qual são comumente conhecidas. Podem aparecer nas pontas das papilas da gengiva, na língua, na bochecha, palato, na garganta e tonsilas.

Sífilis A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum adquirida por contato sexual com uma pessoa contaminada, por beijo ou por transfusão de sangue e se manifesta na boca, língua, palato, bochechas, lábios, faringe e gengiva.

Gonorréia ou Blenorragia - A gonorréia é causada pela bactéria Neisseria gonorrea e pode entrar no corpo através de qualquer abertura corporal (vagina, boca, reto), causando uma infecção que acomete a boca, faringe e tonsilas palatinas.

AIDS O beijo nunca foi estabelecido como uma forma de contágio e a quantidade de vírus existente na saliva é pequena. Porém, o que deve preocupar são as situações citadas no inicio, tais como ulcerações, lesões bucais, sangramento gengival, pois se as duas pessoas apresentarem sangramento, o risco de contrair a doença passa a existir.
Este artigo não tem a intenção de evitar que as pessoas se beijem, mas a de alertar para que tenham uma saúde bucal perfeita, assim como seu parceiro e evitem beijar um número alto de pessoas em uma mesma noite, o que aumentaria o risco de contágio, principalmente quando estiverem com alguma lesão em sua própria boca. Siga estes conselhos e bons beijos!

Nenhum comentário: