O longa foi baseado no conto “Presos pelo estômago” (Lusa Silvestre) no qual um homem conseguia aumentar seu prestígio após mostrar o seu talento na cozinha.
No filme, o protagonista Raimundo Nonato partiu para a cidade grande em busca de uma vida melhor. Depois de contratado como faxineiro em um bar, ele acaba descobrindo o seu bom desempenho no preparo dos famosos petiscos de botequim.
A partir daí, ele consegue preparar os tradicionais macarrão alho e óleo, macarrão à putanesca, risoto à milanesa, peixe ao forno, carpaccio, leitão ao forno, e até uma farofa de formiga.
O status de bom cozinheiro se reflete na sua vida social. Nonato não só conquista bens materiais, ascensão, mas também o amor de uma prostituta – uma relação de sexo em troca de comida.
A graça da história é descobrir como Nonato foi parar atrás das grades, onde também aproveita os seus dotes culinários para se destacar. Só no final do filme, o telespectador entende porque um homem aparentemente ingênuo e simples cometeu um delito, uma forma de mostrar a realidade brasileira e como muita gente precisa aprender as regras do jogo na batalha das grandes cidades.
Receitas (Anita e Garibaldi e Leitão ao forno: Livro de Receitas Estômago
Nenhum comentário:
Postar um comentário