sábado, 31 de maio de 2008
Médica holandesa é a 1ª mulher no mundo a ter DNA mapeado
Marjolein Kriek, 34 anos, é apenas a quinta pessoa a ter sua informação genética mapeada para estudo científico. Ela acha que já era hora. "Estou um pouco surpresa por ninguém mais ter pensado em sequenciar uma mulher", disse ela em entrevista. "De início era mais uma questão de 'dá para fazer?', depois foi uma questão de 'se vamos fazer, tem de ser numa mulher'."
A equipe do Centro Médico da Universidade de Leiden levou nove meses para mapear o genoma de Kriek, a um custo aproximado de 40 mil euros (62 mil dólares).
Para fazer o primeiro mapeamento de genoma humano, publicado em 2001, o governo dos EUA investiu 300 milhões de dólares, numa pesquisa de cinco anos.
Tanto o Projeto Genoma Humano quanto a empresa do pesquisador Craig Venter usaram o DNA de várias pessoas para mapear o genoma humano.
Mas poucos indivíduos - como Venter e James Watson, um dos descobridores da estrutura de dupla-hélice do DNA, em 1953 - fizeram o mapeamento de seus genomas específicos.
Várias empresas competem para desenvolver máquinas que permitam sequenciamentos mais baratos, rápidos e eficientes, o que poderia ampliar a quantidade de material genético disponível e também ser usado em diagnósticos médicos.
Neste ano, uma empresa dos EUA disse estar trabalhando numa máquina que seria capaz de "escrever" o genoma inteiro de uma pessoa em quatro minutos, a um custo de apenas mil dólares.
Como nos outros casos, os pesquisadores mapearam as sequências do DNA de Kriek várias vezes até obterem uma cópia exata.
Após seis meses de análise, seu mapa genético será publicado para o uso de outros cientistas.
Nova empresa aérea vai se chamar Azul
Depois de um mês de campanha, a nova empresa aérea brasileira vai se chamar Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Embora Samba tenha sido o nome mais votado, a empresa optou pelo nome Azul.
O chairman da empresa, David Neeleman, afirmou que "Azul inspira sentimentos como pureza, segurança, serenidade, lealdade, qualidade e, claro, remete ao céu, a voar. Ao mesmo tempo, é um nome mais neutro que Samba".
Outras opções no site da empresa eram os nomes Abraço e Alegria, entre outros.
Como a disputa entre os dois nomes foi muito acirrada, a empresa decidiu premiar com o passe vitalício tanto o internauta que votou pela primeira vez no nome Azul, quanto o que votou em Samba. Os dois têm direito a acompanhante.
A disputa também fez com que a empresa decidisse premiar com bilhetes de ida e volta para os 1.000 primeiros que votaram tanto no nome Azul, quanto os 1.000 que votaram em Samba. Desde o lançamento até o fim da votação, a campanha contou com mais de 108 mil cadastros e 157.528 votos. Na primeira fase, era possível sugerir nomes para a nova empresa aérea, depois, os internautas foram convidados a votar em um dos nomes de uma lista de dez sugestões.
"A escolha do nome foi o começo de um novo conceito de relacionamento entre a empresa e seus clientes. Nossos passageiros vão ser convidados a sugerir outros detalhes do produto. Vamos oferecer aos brasileiros a companhia aérea que eles escolheram, por isso estamos convidando as pessoas a continuar colaborando", disse Neeleman.
A Azul vai começar a operar em janeiro de 2009 e, para isso, encomendou uma frota de 76 jatos Embraer. A proposta, segundo a empresa, é oferecer um serviço diferenciado, sem o conceito de hubs, ligando cidades não servidas pelas atuais linhas aéreas, e com qualidade superior. As aeronaves Embraer 195 da Azul serão equipadas com bancos de couro, sem as poltronas do meio, apenas fileiras de duas poltronas.
Entre as novidades, a empresa promete ser a primeira na América Latina a oferecer TV ao vivo, em monitores individuais, através da instalação de um sistema via satélite da LiveTV.
Desconto de até 80% em passagens para América do Sul começa a valer
Como anunciado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) em fevereiro, entra em vigor a partir deste domingo a segunda fase da liberação gradual das tarifas dos vôos que saem do Brasil com destino a 11 países da América do Sul --Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname-- e Guiana Francesa.
As tarifas de vôos para a América do Sul tinham seus descontos limitados a um máximo de 30% do valor de referência da Iata (associação internacional de transporte aéreo), patamar que em março passou a 50% e, agora, poderá ser de até 80%.
Pela nova resolução, o limite de descontos aumentará de forma gradual, até a adoção de um regime de liberdade tarifária total, em 1º de setembro, quando as companhias poderão cobrar qualquer preço pela passagem.
A medida vale para todos os vôos que partem do Brasil, tanto de companhias nacionais quanto de internacionais, entre elas TAM, Gol, Varig, Aerolineas Argentinas, Lan, Pluna, American Airlines, British Airways, Lufthansa, Taca-Peru, Avianca e Lloyd Aéreo Boliviano. As tarifas dos vôos domésticos já estão totalmente liberadas desde 2005.
Segundo a Anac, o objetivo da decisão é "corrigir uma distorção que existe atualmente entre os valores das passagens cobradas no Brasil e nos demais países sul-americanos que já têm as tarifas liberadas, como Argentina, Chile e Peru".
A agência cita como exemplo uma passagem Buenos Aires-São Paulo na classe econômica, que pode custar apenas US$ 205 se comprada na Argentina e US$ 405 no Brasil, uma diferença de 97%.
A Anac ressalta que os descontos não são obrigatórios e afirma que o maior beneficiado será o consumidor.
Lula diz que fará "qualquer sacrifício" contra volta da inflação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (30) que fará o que for preciso para evitar a volta da inflação. "Tenham certeza que farei qualquer sacrifício, seja remédio amargo (...). Farei qualquer coisa país para não permitir que a inflação volte, porque, quando voltar, vai quebrar é o bolso do povo pobre, trabalhador. Nós, do governo, vamos fazer o sacrifício que tivermos que fazer para manter uma política fiscal responsável".
A ação mais "amarga" adotada pelo governo nos últimos meses é a elevação dos juros, pelo Banco Central. Hoje, o ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou oficialmente a criação do Fundo Soberano do Brasil. Os recursos para o fundo virão de uma economia adicional de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) que o governo passará a fazer, o que eleva a sua meta de superávit primário dos atuais 3,8% para 4,3%.
Lula participou de cerimônia na qual foram assinadas atos relativos a obras do PAC nas áreas de saneamento e habitação e lançado o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Marajó.
O presidente disse ainda que não permitirá que o Brasil volte a ter recessão, e que é necessário que haja pelo menos 20 anos de crescimento sustentável para que o país tenha uma economia saudável.
Também foram comemorados o grau de investimento dado ontem ao Brasil pela agência Fitch Ratings e a descoberta de mais uma reserva de petróleo pela Petrobras.
Lula comparou o grau de investimento com uma pessoa interessada em comprar no crediário. "É como se fosse na loja e não tive condição de comprar porque estava desempregada, com dívidas. (...) Mas se você trabalha, está com as contas em dia, você pode obter empréstimos, merece o investment grade."
Em seguida, Lula disse que os adversários atribuem à sorte as coisas boas que têm acontecido no país durante seu governo. "Meus adversários dizem: o Lula tem sorte". E completou: "Tudo isso é sorte, mas, se não tivéssemos trabalhado duro para consertar a economia brasileira, para contornar a inflação --e vocês sabem o quanto sofremos em 2003, porque tivemos que fazer um ajuste duro."
Crise dos alimentos
Lula destacou a necessidade de identificar oportunidades em momentos de crise e citou a alta dos preços dos alimentos no mundo. "Tem uma crise de alimentos, os preços do alimento estão subindo e, graças a Deus, eu não vejo isso como problema, eu vejo isso como uma solução, porque este país tem terra, este país tem água, este país tem sol e este país tem tecnologia e gente que sabe plantar", disse.
Para o presidente, se há mais pessoas com poder de consumir alimentos no mundo, o Brasil pode "produzir para que a gente possa levar comida para quem quiser comer".
"Com a agricultura familiar, vamos incentivá-la, vamos financiá-la, vamos levar assistência técnica, porque se depender deste país ninguém vai passar fome no mundo."
CAMINHOS DO CORAÇÃO: personagens
|
|
CAMINHOS DO CORAÇÃO
Amor, aventura e ação se misturam em uma trama cercada de mistérios. Assim é Caminhos do Coração, a novela das 22h da Record, de autoria de Tiago Santiago e sob a direção geral de Alexandre Avancini.
A trama central envolve a personagem Maria (Bianca Rinaldi), acrobata do Circo Don Pepe. Logo no início da história, a doce e simples artista circense se vê como a principal suspeita de matar o milionário Dr. Sócrates Mayer (Walmor Chagas), dono da Progênese, uma das maiores redes de hospitais, clínicas e laboratórios do Brasil.
Há uma armação para que ela seja acusada do crime e Maria cai na armadilha sem entender as razões de estar sendo implicada no assassinato.
Na luta para proteger-se das tramas malignas que a enredam, Maria conta com a ajuda de seus pais, Ana Luz (Fafá de Belém) e Pepe (Perfeito Fortuna), grandes artistas, palhaços maravilhosos, proprietários e apresentadores do monumental Circo Don Pepe, um templo de celebração das artes cênicas e do entretenimento.
Os mistérios da novela começam a se desenrolar quando Maria descobre que não é filha biológica dos donos do circo. Para tentar provar sua inocência e conhecer sua verdadeira origem, a acrobata se torna uma fugitiva e conta com a ajuda do policial federal Marcelo (Leonardo Vieira), que trabalha numa investigação para descobrir quem envenenou sua mulher Mabel (Sabrina Greve - participação especial).
Várias pessoas têm interesse na morte do dono do império Progênese. Sem herdeiros diretos, já que sua mulher e sua filha desapareceram há anos, a herança de Dr. Sócrates passa a ser disputada por seus irmãos Platão (Ricardo Petraglia) e Aristóteles (André di Biase), por sua gananciosa cunhada Irma (Patricya Travassos) e por todos os seus sobrinhos, o que aumenta a lista de suspeitos do crime.
A mansão do Morumbi fica mais agitada a cada dia depois da morte do patriarca, especialmente por causa das eternas brigas entre Irma e seu cunhado Aristóteles, que travam uma guerra também pelo controle das empresas.
Subitamente várias mortes sem explicação vão acontecendo. Há o mandante de um crime, mas ninguém, além de Eric (Tuca Andrada), que executa os crimes, sabe quem é
Record dá sobrevida aos seus "antigos" mutantes
Emissora estréia na terça-feira continuação da novela "Caminhos do Coração"
Aproveitando-se da boa audiência da precursora, "Os Mutantes" dá seqüência à trama e aumenta número de personagens para 75
Os mutantes não terão férias. Depois de dez meses envolvidos em confrontos entre o bem e o mal em "Caminhos do Coração", eles retornam à Record nesta terça-feira, no dia seguinte ao último capítulo da novela, com a estréia de "Os Mutantes -Caminhos do Coração".
Na nova trama, as mutações continuam a ser o cerne da história e a transformar seus personagens em vampiros, lobisomens e serpentes em plena São Paulo.
"A fórmula se parece bem com a de "Caminhos do Coração" até porque é uma continuação", diz Tiago Santiago, autor das duas tramas.
"Esta é uma história aberta, que não está fechada em um núcleo familiar com um problema", explica ele, para quem agora "o problema é amplo, de uma cientista que criou mutantes", o que lhe possibilita criar novos personagens e histórias.
A trama maniqueísta e de ares trash manteve média de 20 pontos no Ibope desde janeiro, o que encorajou a Record a dar seqüência à novela e a antecipar o horário de exibição. Em vez de ser transmitida pouco depois das 22h, como sua precursora, "Mutantes" será exibida às 20h40, concorrendo com a novela das 21h da Globo.
"A maioria do nosso público é adulta, até por causa do horário. Mas a novela exerce um fascínio imenso no público infanto-juvenil, que ama e cultua a história. Havia demanda para que ela fosse para um horário mais cedo", diz Santiago.
O autor adianta como pretende enfrentar a forte concorrência da TV Globo: "A gente vai colocar mais ação, mais efeitos especiais, novos personagens".
Da última novela, 45 deles serão aproveitados e ganharão a companhia de 30 novos, entre eles Valente (Marcos Pitombo), que descobrirá alguns segredos da trama, e Samira, irmã gêmea (e má) da protagonista Maria (Bianca Rinaldi). Como em "Caminhos do Coração", a direção de "Mutantes" é de Alexandre Avancini. Santiago refuta qualquer cansaço por parte do público com a trama, que deve se estender até o ano que vem. "Essa novela não é usual, ela tem uma dose de ficção científica que nunca foi vista antes. E isso vai continuar."
Por ele, cansados só ficarão seus mutantes.
OS MUTANTES - CAMINHOS DO CORAÇÃO
Quando: estréia na próxima terça-feira, às 20h40
Onde: Record
"Os Mutantes" terá vampira do bem; veja foto de Nati
Divulgação Nati, a vampira que lutará na Liga do Bem, será interpretada pro Maytê Piragibe |
Linda e ética, Nati é mordida por Ísis e vira vampira. Mas seu caráter é tão forte, que não será contaminada pelo mal. Contrariando as expectativas, mesmo sendo uma vampira, ela fará parte da Liga do Bem, e lutará contra os vilões.
O último papel de Maytê Piragibe foi como a mocinha Joana, a protagonista da novela "Vidas Opostas", exibida pela Record antes de "Caminhos do Coração".
"Acreditamos que a Globo terá sua pior estréia de todos os tempos", diz autor de "Caminhos"
Divulgação Maria no capítulo final de Caminhos, que coincidirá com a estréia de A Favorita |
"Achamos que quem já acompanhava 'Caminhos do Coração' vai privilegiar o final da novela. Acreditamos que a Globo terá sua pior estréia em todos os tempos", diz Tiago Santiago, autor do folhetim povoado de mutantes e seres fantásticos, que guardou para o capítulo final o julgamento de Maria e o nome do mandante dos assassinatos da trama.
E a briga seguirá com a estréia de "Os Mutantes", também de autoria de Santiago e seqüência de "Caminhos do Coração". A novela estréia às 20h40 na próxima terça, dia 3. O autor explica a estratégia que, para alguns, poderia ser considerada suicida. "Ao contrário do que se imagina, 75% do público de 'Caminhos' é de adultos. Mas há uma demanda muito grande do público infanto-juvenil pela novela. Se ela for ao ar mais cedo, conseguiremos trazer parte desse público para a frente da TV, e assim esperamos quebrar a resistência de quem não assiste a novelas fora da Globo", afirma.
Expectativa
O autor espera que, no primeiro mês, "Os Mutantes" atinja média de 15 pontos no ibope. "Mas podemos surpreender e chegar a 20 pontos", torce Santiago. Na reta final, "Caminhos do Coração" tem tido picos de audiência que ultrapassam os 20 pontos. Santiago acredita que a audiência de "Os Mutantes", no decorrer da trama, poderá ser ainda maior, já que, nesta faixa horária, o número de televisores ligados é maior.
Para chamar ainda mais atenção para o folhetim, Santiago seguirá os passos de Aguinaldo Silva. O autor trará novidades da trama em blog dedicado à produção. Em seu post de estréia, desta quarta (28), Tiago Santiago responde comentários de João Emanuel Carneiro e Antônio Fagundes, que criticaram a qualidade das novelas da Record. O autor também colocou no ar o roteiro de uma das cenas do fim de "Caminhos".
Santiago virou o principal nome da dramaturgia da Record. Antes de "Caminhos do Coração", o autor já tinha tido sucesso com "Prova de Amor", que deverá ser reprisada como forma de preparar o público para a terceira faixa de novelas do canal. "Ainda não sabemos se a terceira faixa será inaugurada ainda neste ano ou em 2009", diz.
Também não foi definido que tipo de novela entrará neste horário. A Record está em negociações com a Televisa, mas eu não estou envolvido nisso. Eu prefiro e sou a favor da teledramaturgia brasileira", diz Santiago, que também atua como consultor do canal, analisando novas sinopses
Atores de "Duas Caras" defendem beijo gay e contam fim da novela
Apesar de vetado pela direção da Globo, os atores Guilherme Gorski, Marilice Cosenza e Wilson de Santos, que integram o elenco de "Duas Caras", defenderam o beijo gay no fim da novela, que termina neste sábado (31).
A novela terá seu último capítulo exibido hoje, logo após o "Jornal Nacional", na Globo. Guilherme Gorski vive na trama o cineasta Dudu, par romântico da personagem Clarissa (Bárbara Borges). Já Marilice Cosenza interpreta Socorro, a dançarina da boate Texas Bar, a antiga uisqueria. Já Santos dá vida ao personagem Jojô, o dono do Texas Bar e incentivador da carreira de Alzira (Flávia Alessandra).
Os três atores revelaram à Folha Online qual será o fim de seus personagens na polêmica trama de Aguinaldo Silva e foram unânimes em defender o beijo gay entre os personagens Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Lugui Palharese), mesmo sabendo que a cena não foi gravada, por decisão da cúpula global.
O autor Aguinaldo Silva chorou quando soube da decisão da emissora. A trama bateu recorde de audiência em sua reta final.
Novas regras para TV por assinatura entram em vigor na segunda-feira
A partir da próxima segunda-feira (02/06), entram em vigor as novas normas impostas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) às empresas de TV por assinatura. Dessa forma, os cerca de cinco milhões de usuários do serviço terão novos direitos na relação com as prestadoras de serviço.
As novas regras foram estabelecidas em novembro do ano passado, e as empresas de TV paga tiveram sete meses para que se adequassem ao regulamento, que dá ao cliente, por exemplo, o direito de receber em dobro todos os valores pagos por cobranças indevidas. O pagamento deve ser feito em dinheiro. Além disso, as ligações para falar sobre os serviços oferecidos devem custar, no máximo, o valor de uma ligação local. E quando o assunto do contato for uma reclamação, a ligação deve ser gratuita.
Ainda pelas novas regras, o sinal da TV só poderá ser suspenso pela operadora caso haja inadimplência ou algum tipo de quebra das cláusulas contratuais. Caso as falhas de sistema sejam superiores a 30 minutos, o usuário pode requerer desconto na fatura seguinte, na proporção de tempo em que ficou desprovido do serviço.
A cobrança de ponto extra também teve a atenção da Anatel. Com a nova norma, a Agência proibiu a cobrança da programação do ponto adicional, já que o usuário paga por todo o conteúdo ao contratar o ponto principal. No entanto, as empresas poderão fazer a cobrança da instalação, ativação do ponto e taxa para manutenção. Segundo os órgãos de defesa do consumidor, as empresas estariam repassando ao cliente um risco inerente à sua atividade econômica.
Um projeto de Lei do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que proíbe a cobrança do ponto extra e também extingue a taxa de manutenção, está discussão na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. No entanto, ainda não existe qualquer definição
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Sony diz que Tobey Maguire ainda é o Homem-Aranha
Os produtores de Homem-Aranha 4 estão procurando por um novo Peter Parker? Ao que parece, não. A Sony negou o grande rumor que se espalhou pela internet sobre um novo ator para o papel do Cabeça de Teia.
Quando o site Latino Review publicou matéria sobre a procura, foi o bastante para a Sony vir a público, através do chefe de relações públicas, Steve Elze, que, curto e grosso, bradou: "Ninguém está sendo considerado para o papel a não ser Tobey. Ponto final".
Bem, o ditado popular diz: onde há fumaça, há fogo.
O Homem-Aranha é um super-herói criado por Stan Lee e Steve Ditko em 1962 para a Marvel Comics. Quando o jovem Peter Parker é acidentalmente picado por uma aranha radioativa, desenvolve poderes como força e agilidade proporcionais aos dos aracnídeos, além do “sentido de aranha”, que o alerta quando se encontra em perigo. Após seu tio ser assassinado por um ladrão que ele, por soberba, havia deixado escapar, Peter resolve usar suas habilidades para ajudar a sociedade.
MACHADO DE ASSIS NA FRANÇA
O conteúdo completo da coluna Mônica Bergamo está disponível apenas para assinantes do UOL e da Folha.
De acordo com a coluna, a obra foi selecionada pelo Ministério da Educação Nacional, para alunos de oito a dez anos.
Aguinaldo Silva chorou quando soube da proibição do beijo gay
Reprodução |
Aguinaldo Silva, autor de "Duas Caras", usou capítulo de ontem para criticar a censura |
O conteúdo completo de Outro Canal está disponível apenas para assinantes do UOL e da Folha.
Segundo Daniel Castro, o novelista não vai desistir da idéia. "O negócio é enxugar as lágrimas e partir para o ataque, ou seja, dizer que, se houver uma próxima novela escrita por mim, nela eu tentarei emplacar o beijo entre iguais de novo".
Aguinaldo Silva revelou, em seu blog, onde copiou entrevista concedida ao "Jornal da Tarde", que pretende transformar o espaço na internet, após o fim da novela, em um blog de crítica televisiva. O autor também disse que voltará a atuar como jornalista.
No capítulo de "Duas Caras" exibido ontem, Aguinaldo Silva alfinetou a censura, mostrando cena em que o show de pole dance de Alzira (Flávia Alessandra) era interrompido por policiais, "em nome da moral e dos bons costumes".
Os outros personagens da trama criticaram a intervenção policial e discursaram pela liberdade de expressão
"Duas Caras" bate recorde com 70% das TVs sintonizadas
O antepenúltimo capítulo de "Duas Caras" (Globo), exibido na noite de ontem (29), bateu o recorde de audiência da novela de Aguinaldo Silva. A trama marcou 51 pontos no Ibope, com 70% dos televisores ligados sintonizados na Globo. O recorde anterior do folhetim era de 49 pontos.
Reprodução/Blog Aguinaldo Silva |
Aguinaldo Silva posa ao lado da atriz de "Duas Caras" Susana Vieira |
No capítulo de ontem, Aguinaldo Silva alfinetou a censura, mostrando uma cena em que o show de pole dance de Alzira (Flávia Alessandra) era interrompido por policiais, "em nome da moral e dos bons costumes".
Os outros personagens da novela criticaram a intervenção policial e discursaram pela liberdade de expressão.
Aguinaldo Silva defendeu o beijo gay no fim de sua trama. Ele chegou a escrever a cena em que Bernardinho (Thiago Mendonça) beijaria Carlão (Lugui Palhares), mas a Globo vetou o beijo. O autor, que chegou a ter apoio de parlamentares e entidades da comunidade GLBT, chorou quando soube da decisão da emissora. O novelista chamou de hipócritas os contrários ao "beijo entre iguais".
Em seu blog, o autor declarou que pretende se dedicar ao jornalismo, com o fim da novela, e prometeu transformar o espaço em uma coluna de crítica televisiva.
O último capítulo de "Duas Caras" será exibido no sábado (31), sem reprise, informou a Globo
Prêmio Tim veta "egotrip" de premiados em noite de rigor e poucos aplausos
"É uma egotrip absurda". Assim Ivete Sangalo definiu o 6º Prêmio Tim de Música, que aconteceu na noite de quarta-feira (28) no Theatro Municipal do Rio. Mas a produção do prêmio não deu muita chance para a tal da "egotrip": com rigor técnico e poucas falhas, a premiação, que consagrou Paulinho da Viola e homenageou Dominguinhos, barrou discursos e muitas poses no palco.
O formato da entrega dos troféus não permitia aos premiados discursarem. Ao serem anunciados, os vencedores das 38 categorias, anunciadas em blocos de três, quatro ou cinco cada, tinham poucos segundos para chegar ao palco --com exceção das Meninas de Sinhá, um grupo de 11 senhoras mineiras agraciado com o prêmio de melhor grupo regional.
Veja a lista de vencedores do 6º Prêmio Tim de Música
"As Meninas de Sinhá podem subir com a maior calma do mundo", atestava a atriz Marieta Severo, apresentadora da festa ao lado do ator Marcos Palmeira.
Uma vez no palco, todos eram mantidos longe dos dois microfones, onde ficaram apenas os apresentadores.
Na falta de discursos, muitos prolongaram a permanência no palco com gestos, como beijos, dedos apontados, corações no ar... Ivete Sangalo levou um papel com o nome Elba escrito e um coração desenhado, em homenagem à cantora Elba Ramalho, que perdeu para Ivete na categoria cantora regional. Alguns aproveitaram os chamegos de Marcos Palmeira, que queria abraçar todos os premiados que passavam do seu lado.
"Marquinhos, você vai ganhar o prêmio de beijoqueiro da noite", advertiu a colega de palco Marieta, lembrando do rigor que se seguiu por quase todo o resto da apresentação.
Em dois blocos --"Canção Popular" e "Regional"-- o rigor falhou e o suspense em torno do premiado foi desfeito, porque as músicas dos vencedores entraram antes de ser anunciado o prêmio.
Homenageado
De terno preto e o típico chapéu de couro branco, Dominguinhos, o homenageado da noite, reclamou do rigor: "é muito fiozinho aqui", disse, referindo-se aos fios de microfone que o impediam de tirar a sanfona que ficou pendurada em seu corpo ao longo da 1h40 de cerimônia.
Com a sanfona e banda de oito músicos, o homenageado recebeu no palco os cantores Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Vanessa da Mata, Nana Caymmi, Elba Ramalho e Zezé Di Camargo e Luciano, com os quais apresentou canções como "De Volta pro Aconchego" e Eu Só Quero um Xodó".
A despeito dos "cliques" dos fotógrafos, contudo, a apresentação mais aplaudida da noite foi a dos cantores de forró Flávio José, Genival Lacerda e Jorge de Altinho.
Foi um dos poucos momentos, aliás, de aplausos calorosos. A platéia reagiu com mais emoção também em risadas dos depoimentos de pessoas comuns e famosas sobre o significado da música, expostos na tela do palco ao longo da apresentação, e ao ouvir a explicação de Marcos Palmeira sobre a nebulosa categoria "Full Track", que teve a dupla Vítor e Léo como vencedora.
"Essa categoria premia a música mais baixada pelos clientes da Tim", explicou Palmeira, que ouviu, em seguida, um coro de "aaaaahhh!" da platéia.
Para fechar a noite, o homenageado recebeu no palco os sanfoneiros Oswaldinho do Acordeon, Renato Borghetti, Adelson Vianna, Toninho Ferragutti, Gennaro e Waldonys.
Mesmo com o maior número de prêmios e, logo, mais tempo no palco, o sambista Paulinho da Viola --que fez sua estréia no Prêmio Tim com recorde de indicações (7) e de prêmios (3) desta edição-- afirmou não ligar para as premiações. "Só as indicações já valiam. O fato de participar já é uma vitória".
Fico deprimida quando não sou assediada, diz Ivete Sangalo
Ivete Sangalo diz ser dependente do assédio da mídia e do público. Ao chegar à cerimônia de entrega do sexto prêmio Tim de Música, no Theatro Municipal do Rio, a cantora afirmou que adora o "alvoroço".
"Se eu chegar a estes eventos e não tiver barulho, eu fico deprimida. Quando mais confusão, mais glamour", afirmou Ivete, que viaja nesta quinta-feira para shows em Portugal e em Paris.
Sobre o prêmio Tim de Música, Ivete disse ser uma "egotrip absurda".
"Ficamos nos sentido importantes...e nós somos mesmo, porque levamos alegria a muitas pessoas", disse Ivete, que chegou acompanhada do namorado, o empresário Felipe Simão.
Amor
Sem causar tanto burburinho quanto Ivete, a cantora Angela Ro Ro também foi à cerimônia do prêmio Tim de Música. Ela disse que o amor será tema do seu próximo disco e que está escrevendo as letras com a ajuda de Sandra de Sá e Frejat.
Questionada por que escolheu o amor como tema, ela respondeu: "Estou amando todo mundo, estou amando as artes como nunca", disse Angela, que chegou à festa acompanhada de uma mulher. Recentemente, a cantora disse ter interesse em namorar homens
campeões do prêmio TIM 2008
O cantor e compositor Paulinho da Viola foi o maior vencedor da sexta edição do prêmio Tim de Música, realizado na noite desta quarta-feira no Theatro Municipal do Rio. Concorrendo pela primeira vez na premiação, o músico venceu três categorias: "Melhor Disco de Samba", "Melhor Cantor de Samba" e "Melhor Canção" --nesta, todas as concorrentes eram de sua autoria.
O único prêmio para o qual foi indicado que ele não levou foi o de "Melhor Cantor Voto Popular", que ficou com Vitor Ramil.
Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem |
Paulinho da Viola leva três prêmios da sexta edição do Prêmio Tim |
Concorrendo pela primeira vez ao Prêmio Tim de Música, Paulinho da Viola recebeu o maior número de indicações este ano, sete, com o disco "Acústico MTV", que deu o prêmio de "Melhor Arranjador" a Cristóvão Bastos.
Ivete Sangalo, Siba e Rodrigo Maranhão também tiveram destaque no prêmio Tim de Música. Ivete levou os prêmios nas categorias "Melhor Cantora Regional" e "Melhor Cantora Voto Popular". Siba ganhou o "Melhor Disco Regional" e *Melhor Projeto Visual, com "Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar". Já Rodrigo Maranhão venceu nas categorias "Revelação" e "Melhor Cantor Regional".
Vencedores
A seguir, confira a lista completa com os vencedores do prêmio Tim de Música 2008.
CATEGORIA ARRANJADOR
Cristóvão Bastos por "Acústico MTV", de Paulinho da Viola (Sony/BMG)
Jota Moraes por "Sambista Perfeito", de Arlindo Cruz (Deckdisc)
Maurício Maestro por "Boca Livre e Ao Vivo" - Boca Livre (MP,B/Universal)
CATEGORIA CANÇÃO
"Bela Manhã", de Paulinho da Viola - intérprete Paulinho da Viola (Sony/BMG)
"Talismã", de Paulinho da Viola, Arnaldo Antunes e Marisa Monte - intérprete Paulinho da Viola (Sony/BMG)
Vai Dizer ao Vento", de Paulinho da Viola - intérprete Paulinho da Viola (Sony/BMG)
CATEGORIA PROJETO VISUAL
Jalver Bethônico, por "Cantando e reinando com os arturos" (Independente), de Os arturos
Luciana Facchini e os gêmeos, por "Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar" (Ambulante Discos), de Siba e a Fuloresta
Valentina Trajano / Jorge Du Peixe, por "Fome de Tudo" (Deckdisc), de Nação Zumbi
CATEGORIA REVELAÇÃO
Acariocamerata (Selo Rádio MEC)
Orquestra a base de sopros (Independente)
Rodrigo Maranhão (MP,B)
CATEGORIA CANÇÃO POPULAR
Disco
"Ao Vivo", de Fafá de Belém, produtor Julinho Teixeira (EMI)
"Do Brasil e do Mundo", de Martinho da Vila, produtor Marco Mazzola (MZA)
"Ao Vivo", de Waldick Soriano, produtores José Milton e Patrícia Pillar (Som Livre)
Dupla
João Neto e Frederico ("Acústico ao Vivo" - EMI
Sandy & Júnior ("Acústico MTV" - Universal)
Zé Henrique e Gabriel ("Ao Vivo" - Deckdisc)
Grupo
KLB ("Bandas" - Universal)
Orquestra Popular Céu na Terra ("Bonde Folia" - Dubas Música)
Cantor
Agnaldo Rayol ("Maria Maria Marias" - Sony/BMG)
Fagner ("Fortaleza" - Som Livre)
Martinho da Vila ("Do Brasil e do Mundo" - MZA)
Cantor
Fafá de Belém ("Ao Vivo" - EMI)
Luiza Possi ("A Vida é Mesmo Agora" - LGK Music)
Marina Elali ("De Corpo e Alma Outra Vez" - Som Livre)
CATEGORIA INSTRUMENTAL
Disco
"Baden plays Vinícius", de Baden Powell, produtor Armando Pittigliani (Deckdisc)
"O piano de João Donato", de João Donato, produtores João Augusto (Deckdisc)
"Yamandu + Dominguinhos", de Yamandu Costa e Dominguinhos, produtor José Milton (Biscoito Fino)
Solista
Baden Powell ("Baden plays Vinícius" - Deckdisc)
Dominguinhos ("Yamandu + Dominguinhos" - Biscoito Fino)
Hamilton de Holanda ("Íntimo" - Deckdisc)
Grupo
Acariocamerata ("Acariocamerata" - Selo Rádio MEC)
Dom Salvador Trio ("Dom Salvador Trio" - Biscoito Fino)
Zimbo Trio ("Ao Vivo" - Gravadora Eldorado)
CATEGORIA MPB
Disco
"De um Jeito Diferente", de Emílio Santiago, produtor Ricardo Silveira (Indie Records)
"Dentro do Mar tem Rio", de Maria Bethânia, produtor Moogie Canazio (Biscoito Fino)
"Que Belo e Estranho Dia pra se ter Alegria", de Roberta Sá, produtor Rodrigo Campello (MP,B)
Grupo
Boca Livre ("Boca Livre e Ao Vivo" - MP,B/Universal)
Orquestra Lunar ("Orquestra Lunar" - Selo Rádio MEC)
Orquestra Imperial ("Carnaval Só no Ano que Vem" - Som Livre)
Cantor
Djavan ("Matizes" - Luanda Records)
Emílio Santiago ("De um Jeito Diferente" - Indie Records)
Vitor Ramil ("Satolep Sambatown" - MP,B)
Cantora
Gal Costa ("Live at the Blue Note" - LGK Music)
Maria Bethânia ("Dentro do Mar tem Rio - Biscoito Fino)
Nana Caymmi ("Quem Inventou o Amor" - Som Livre)
CATEGORIA POP/ROCK
Disco
"Ao vivo no estúdio", de Arnaldo Antunes, produtores Arnaldo Antunes, Betão Aguiar, Chico Salem e Marcelo Jeneci (Biscoito Fino)
"Onde brilhem os olhos seus", de Fernanda Takai, produtor John Ulhoa (Deckdisc)
"Sim", de Vanessa da Mata, produtores Mário Caldato e Kassin (Sony/BMG)
Grupo
Canastra ("Chega de Falsas Promessas" - Independente)
Nação Zumbi ("Fome de Tudo" - Deckdisc)
Pato Fu ("Daqui pro Futuro" - Rotomusic)
Cantor
Caetano Veloso ("Cê Ao Vivo" - Universal)
Jorge Benjor ("Recuerdos de Asunción 443" - Som Livre)
Lulu Santos ("Longplay" - Som Livre)
Cantora
Fernanda Takai ("Onde brilhem os olhos seus" - Deckdisc)
Marcia Castro ("Pecadinho" - Independente)
Vanessa da Mata ("Sim" - Sony/BMG)
CATEGORIA REGIONAL
Disco
"Qual o assunto que mais lhe interessa?", de Elba Ramalho, produtores Lula Queiroga, Tostão Queiroga e Yuri Queiroga (Brazil Música!)
"Os cocos", de Grupo de Coco Ouricuri, produtores André Salles, Coelho e Tereza Moura (Independente)
"Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar", de Siba, produtores Beto Vilares e Siba (Ambulante Discos)
Dupla
César Oliveira e Rogério Melo ("O Campo" - Acit)
Gino e Geno ("Canto, bebo e choro" - EMI)
Mayck e Lyan ("Ao Vivo" - EMI)
Grupo
Grupo de Coco Ouricuri ("Os cocos" - Independente)
Meninas de Sinhá ("Tá caindo fulô" - Independente)
Trio Virgulino ("Isto sim é São João" - LGK Music)
Cantor
Josildo Sá ("Samba de Latada" - Rob Digital)
Rodrigo Maranhão ("Bordado" - MP,B)
Siba ("Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar" - Ambulante Discos)
Cantora
Elba Ramalho ("Qual o assunto que mais lhe interessa?" - Brazil Música!)
Ivete Sangalo ("Ao Vivo no Maracanã" - Universal)
Letícia Tuí ("Sambaião" - Saladesom Records)
CATEGORIA SAMBA
Disco
"Sambista perfeito", de Arlindo Cruz, produtor Leandro Sapucahy (Deckdisc)
"Estação Melodia", de Luiz Melodia, produtor Humberto Araújo (Biscoito Fino)
"Acústico MTV", de Paulinho da Viola, produtores Luiz Pereira e Adilson Tokita (Sony/BMG)
Grupo
Casuarina ("Certidão" - Biscoito Fino)
Cristina Buarque e Terreiro Grande ("Ao Vivo" - Dançapé)
Fundo de Quintal ("O quintal do samba" - LGK Music)
Cantor
Jair Rodrigues ("Em branco e preto" - Trama)
Luiz Melodia ("Estação Melodia" - Biscoito Fino)
Paulinho da Viola ("Acústico MTV" - Sony/BMG)
Cantora
Alcione ("De tudo que eu gosto" - Indie Records)
Elza Soares ("Beba-me ao vivo" - Biscoito Fino)
Fabiana Cozza ("Quando o céu clarear" - Gravadora Eldorado)
CATEGORIA ESPECIAL
DVD
Arnaldo Antunes, "Ao vivo no estúdio", diretores Oswaldo Malagutti Jr. e Léo Ferraz (Biscoito Fino)
Chico Buarque, "Carioca ao vivo", diretor André Horta (Biscoito Fino)
Maria Bethânia, "Pedrinha de Aruanda", diretor Andrucha Waddington e Bethânia Bem de perto, diretores Julio Bressane e Eduardo Escorel (Biscoito Fino)
Disco de Língua Estrangeira
"The new bossa nova", de Luciana Souza, produtor Larry Klein (Verve/Universal)
"Marina de la Riva", de Marina de la Riva, (Mousike)
"Fake standards", de Rodrigo Rodrigues, produtores Mario Manga e Rodrigo Rodrigues (Dubas Música)
Disco Erudito
"M. Camargo Guarnieri - W.A.Mozart", de Camerata Fukuda, produtor Elisa Fukuda (Paulus Editora)
"Beethoven - Abertura a consagração da casa sinfonia n° 6 - Pastoral", de Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, produtor maestro John Neschling (Biscoito Fino)
"Sinfonias n° 1&4, 2&3, 5&6 - Camargo Guarnieri", de Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, produtor maestro John Neschling (Biscoito Fino)
Disco Infantil
"Contos de todos os cantos", de Giba Pedroza e Renata Mattar, produtor Gustavo Finkler (Pôr do Som)
"Trem maluco e outras cantigas de roda", de Hélio Ziskind, produtor Hélio Ziskind (MCD)
"Por quê?", de Rita Rameh e Luiz Waack, produtores Rita Rameh e Luiz Waack (Independente)
Disco Projeto Especial
"100 anos de frevo", de Vários Artistas, produtor Carlos Fernando (Biscoito Fino)
"Lanny Duos", de Vários Artistas, produtor Glauber Amaral (Barravento Artes)
"Sassaricando e o Rio inventou a marchinha", de Vários Artistas, produtor Luis Felipe de Lima (Biscoito Fino)
Disco Eletrônico
"The Master Plan", de DJ Marky & Friends, produtores DJ Marky e convidados (ST2)
"Chromophobia", de Gui Boratto, produtor Gui Boratto (ST2)
"Social", de Marcelinho da Lua, produtores Marcelinho da Lua e Rafael Ramos (Deckdisc)
CATEGORIA VOTO POPULAR
Cantor
Agnaldo Rayol, Caetano Veloso, Djavan, Emílio Santiago, Fagner, Jair Rodrigues, Jorge Benjor, Josildo Sá, Luiz Melodia, Lulu Santos, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Rodrigo Maranhão, Siba e Vitor Ramil.
Cantora
Alcione, Elba Ramalho, Elza Soares, Fabiana Cozza, Fafá de Belém, Fernanda Takai, Gal Costa, Ivete Sangalo, Letícia Tuí, Luiza Possi, Marcia Castro, Maria Bethânia, Marina Elali, Nana Caymmi e Vanessa da Mata.
CATEGORIA FULL TRACK
Ivete Sangalo, com "Não Precisa Mudar"
Sorriso Maroto, com "Futuro Prometido"
Vítor e Léo, com "Amigo Apaixonado"
Pânico enfrenta concorrência do CQC no Prêmio Tim de Música
Concorrentes no chamado "jornalismo deboche", repórteres dos programas Pânico, da Rede TV, e CQC (Custe o Que Custar), da Band, disputaram entrevistas dos convidados do 6º Prêmio Tim de Música, na noite desta quarta-feira (28) no Theatro Municipal. Na porta do teatro, ao fim da cerimônia, as equipes dos dois programas evitavam "dividir" entrevistados.
Veja a lista de vencedores do 6º Prêmio Tim de Música
"A gente já está acostumado. Quando os dois [programas] estão no mesmo lugar, um faz uma entrevista, outro vai para outro canto. É normal", disse o repórter do CQC Felipe Andreoli. "E eles [Pânico] sabem que agora é assim".
Para não fazer brincadeiras com os mesmos artistas, uma equipe procurava fugir das entrevistas do concorrente. Foi assim com o cantor Zeca Pagodinho, de quem a equipe do CQC desviou, na saída da cerimônia, para entrevistar a dupla Sandy e Júnior. Ao ver a opção dos concorrentes, a equipe do Pânico abordou o sambista.
Só a cantora Ivete Sangalo conseguiu disputar a atenção de ambas as equipes. Ivete cantou para a equipe do Pânico e depois deu um beijo na bochecha de Andreoli.
SBT quer investir em humorístico como o "CQC"
Divulgação |
Elenco do show de humor "Deznecessários" gravará piloto para o "Domingo Legal" (SBT) |
O grupo Deznecessários, responsável pelo hit da internet "Dança do Retardado", gravará um piloto para o programa "Domingo Legal", do Gugu.
O "CQC", que estreou em 17 de março deste ano com três pontos de média, já conseguiu dobrar a marca no programa da última segunda-feira (26).
A Rede TV! reage colocando os humoristas do "Pânico" para participar do programa "SuperPop", de Luciana Gimenez, que vai ao ar no horário do "CQC".
Jade leva ouro no salto; Hypólito é prata no solo na Rússia
Brasileira Jade Barbosa se apresenta na final da etapa da Rússia da Copa do Mundo |
Já Hypólito comprovou a boa recuperação após uma artroscopia realizada em março no joelho direito, e levou a medalha de prata no solo, aparelho em que é bicampeão mundial. Hypólito ainda contraiu dengue e passou cinco dias internado, o que atrasou ainda mais sua volta aos treinos após a cirurgia. Mas em Moscou, o ginasta obteve 15,625 pontos, apenas 25 centésimos do campeão, o russo Anton Golotsutskov, que também levou o ouro no salto.
"Para quem estava sem ritmo de competição, acho que o meu rendimento foi bom. Fico feliz em ter conquistado essa medalha de prata, após ter passado no final de março por uma cirurgia no joelho e ter contraído dengue uma semana depois", disse Diego Hypólito, que também disputou a final de salto e terminou na sétima colocação, com a nota 15.037 pontos.
"A série de solo que montei nesse tempo de recuperação foi satisfatória e pude avaliar nesta copa como está o nível técnico de alguns dos adversários que irei enfrentar em Pequim", afirmou.
Uma boa surpresa foi a atuação da novata Ana Cláudia Silva. Em sua segunda etapa da carreira, ela foi à final do solo, e fez uma apresentação consistente, com nota 14,250. Ana Cláudia disputa uma vaga na equipe feminina que vai a Pequim (são nove atletas e seis vagas).
Esta é a última competição internacional em que a seleção brasileira de ginástica artística compete antes das Olimpíadas de Pequim. A etapa russa se mantém como um dos torneios de melhor aproveitamento da equipe brasileira no circuito, já que em 2006 o Brasil conquistou três medalhas em Moscou - ouro com Daiane dos Santos, e prata e bronze com Laís Souza.
Laís, que se recupera de uma série de lesões, entre elas uma fratura no pé, que a deixaram oito meses afastada, também foi escalada pelo técnico Oleg Ostapenko para a etapa, para retomar ritmo de competição.
A equipe russa foi a que mais subiu ao pódio, com seis ouros - além de dos de Golotsutskov e Pavlova, Konstantin Pluzhnikov venceu nas argolas, Anatoli Vasiliev foi o melhor na barra fixa, e Ksenia Semenova nas barras assimétricas. A chinesa Deng Linlin foi o destaque individual, com ouros na trave e no solo.
quinta-feira, 29 de maio de 2008
SBT reexibe "Pantanal"; Globo tenta impedir
O SBT decidiu reapresentar a novela "Pantanal" (1990), da extinta TV Manchete. O anúncio começou a ser feito de forma "disfarçada" no site da emissora. A novela deve ser exibida em horário nobre no início de 2009, após "A Revelação", de Íris Abravanel.
A decisão do SBT mobilizou não só a Globo, mas também advogados de atores globais que integraram a produção original da novela. Querem impedir a reexibição. O jurídico do SBT já preparou sua defesa com cópias de favoráveis precedentes judiciais (inclusive em vários casos sobre a massa falida da Manchete).
Silvio Santos comprou a novela de um empresário (até agora anônimo) que, por sua vez, adquiriu a obra, com as fitas, em um leilão judicial realizado cerca de cinco anos atrás. O leilão foi realizado sob as barbas da Globo (e SBT, aliás).
Essa é a defesa do SBT: o leilão ocorreu sob a égide da Justiça e o dinheiro do arremate já foi usado no pagamento de dívidas trabalhistas da massa falida da TV Manchete. Caso encerrado.
Mesmo assim, Globo e alguns de seus atores não querem deixar a briga: alegam que a Globo é dona do texto de "Pantanal", que lhe foi vendido por Benedito Ruy Barbosa, por isso o SBT não poderia exibir a novela. Já os atores tentam impedir a exibição de suas imagens.
A atriz Cristiana Oliveira como Juma, na novela Pantanal
Não terão sucesso, de acordo com o que a Justiça vem reconhecendo há mais de uma década, inclusive em outras pendengas do caso Manchete: quem comprou patrimônio em leilão de massa falida tem direito total à propriedade. Faz o que quiser dela. O empresário que comprou os direitos da novela legalmente, também os vendeu legalmente a Silvio Santos.
Se cobrado em direitos de imagem, trilha e conexos, o SBT vai oferecer pagar o devido aos reclamantes. Se necessário, em juízo. E exibirá "Pantanal" enquanto o processo corre.
O site do SBT já vem lançando mensagens com a pergunta: "Qual novela você queria ver de novo?" Na lista há, inclusive, novelas que são exclusivas e eternas da Globo. Na verdade não é uma enquete, mas uma campanha publicitária: não por acaso, "Pantanal" é a novela que "lidera" a inexistente enquete.
Paulo Coelho admite ter tido três relações homossexuais
Marlene Bergamo/Folha Imagem |
Escritor Paulo Coelho admite ter tido três relações homossexuais, mas seu biógrafo diz que ele não é ex-gay, porque nunca foi gay |
O conteúdo completo da coluna Mônica Bergamo está disponível apenas para os assinantes do UOL e da Folha.
O jornalista Fernando Morais, que conta as histórias na biografia do mago que será lançada no dia 9, diz que o escritor não contraria a tese de que "não existe ex-gay no mundo".
"O Paulo não é ex-gay simplesmente porque nunca foi gay. Ele foi, viu e saiu da experiência convencido de que não queria nada daquilo."
Aguinaldo Silva diz que contrários ao beijo gay são hipócritas
Em seu blog, o autor Aguinaldo Silva chamou os contrários ao beijo gay no final de "Duas Caras" de hipócritas. O novelista lembrou que, há duas semanas, leu no jornal o caso de uma mulher que foi assassinada e teve o corpo incinerado na avenida Brasil, no Rio.
Reprodução/Blog Aguinaldo Silva |
Aguinaldo Silva, autor de "Duas Caras", diz que contrários ao beijo gay são hipócritas |
"Li a notícia e fiquei horrorizado, mas não se falou mais no caso, quem era aquela mulher, quem a matou, esquartejou e depois a incinerou de modo tão acintoso", disse.
"Um povo capaz de passar por uma cena dessas e depois esquecê-la no dia seguinte pode ter o desplante e a desfaçatez de afirmar que ficará chocado caso veja dos homens se beijando? É claro que não pode e, se o fizer, eu direi, com todas as letras, que ele está sendo hipócrita" declarou Aguinaldo Silva.
Enquete: Você quer ver beijo gay no final da novela "Duas Caras"?
Segundo o autor de "Duas Caras", o Brasil é "dos países menos estressados em relação a este assunto. Basta ver como resultaram inúteis todas as tentativas de satanizar Ronaldo Fenômeno", afirmou Aguinaldo.
"A corrupção, a ladroeira, a hipocrisia, a sacanagem, as mentiras de perna curta, tudo isso pode ser suportado pelos brasileiros sem que eles se sintam mal. Mas um beijo entre dois homens? Ai, minha Nossa Senhora, isso não pode!", falou.
De acordo com a coluna de Daniel Castro, Outro Canal, publicada na Folha desta quinta-feira (29), que está nas bancas, a Globo gravou anteontem à noite a seqüência do casamento de Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Lugui Palhares) em "Duas Caras". Os convidados gritam "beija! beija!", mas não há beijo.
Ainda de acordo com o colunista, a Globo sequer ousou exibir um falso beijo gay. No capítulo de ontem de "Beleza Pura", novela das sete, Renato (Humberto Martins) beijaria Mateus (Monica Martelli). Na hora agá, a censura interna apareceu na forma de um blecaute, informa Daniel Castro.
Em seu blog, Aguinaldo Silva garante que o beijo foi gravado. "O beijo foi gravado, sim. Mas se ele vai ser mostrado, aí é outro departamento", falou.
beijo gay de novo
Na última terça-feira (27), Aguinaldo Silva publicou em seu blog que foi gravada a cena em que Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Lugui Palhares) se beijam em "Duas Caras". A cena ainda teria de ser aprovada pela cúpula da Globo para ir ao ar. Segundo Aguinaldo, os dois se beijariam após oficializar o casório aos gritos de "Beija , beija!" dos personagens da trama. A Globo, no entanto, desmentiu o autor e negou que a cena tenha sido gravada.
os mutantes
Thiago Gagliasso não vai ter uma missão fácil em "Os Mutantes ", a nova novela da Record que estréia nesta terça (3), às 20h40. Na história, seu personagem, Gaspar, começa a trama sem falar e com um enorme poder de luta.
Como tem uma origem misteriosa e nunca teve contato com a civilização, não sabe se comunicar. Mas o mutante tem uma grande capacidade de aprender, então deve começar a falar já no oitavo capítulo. "Ele não tem consciência do enorme poder de luta que tem e vai se descobrindo ao longo da novela", adianta o ator.
Parada Gay de SP é excluída de lista de recordes do "Guinness"
No último domingo, nem a organização da passeata forneceu estimativa de público ao final do evento. Apenas um representante da Guarda Civil Metropolitana falou em 3 milhões de pessoas, menos do que no ano passado (3,5 milhões).
A organização da parada divulgou só ontem o número -de 3,4 milhões de participantes. Pela primeira vez houve uma queda no dado do público.
O "Guinness" é criterioso para incluir um recorde. São exigidos documentos e relatos de testemunhas. Em muitos casos, um fiscal do "Guinness" acompanha a quebra do recorde. No último domingo, pelo segundo ano consecutivo, a polícia não fez cálculos sobre a multidão.
As autoridades não fizeram esforços para obter o dado mais básico sobre o evento, descrito pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) como "importante" para a cidade devido ao impacto positivo na geração de empregos, impostos e faturamento para o comércio e hotelaria.
O "Guinness" usa a informação dada pela Polícia Militar, e não pela organização. Prefere uma fonte governamental, por considerar que a ONG responsável pelo evento tem interesses na quebra do recorde.
A edição de 2007 do "Guinness" foi a última que trouxe o registro do recorde do evento.
Na página 89, o feito é destacado da seguinte forma: "Em 17 de junho de 2006, a Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), que ocorre todos os anos em São Paulo, Brasil, atraiu 2,5 milhões de pessoas". Esse dado foi fornecido pela PM e é menor do que o divulgado pela organização da parada (3 milhões).
No último ano, um dos organizadores da parada disse que o "Guinness" registraria, em 2008, o recorde de 3,5 milhões.
Procurada pela Folha, a assessoria da editora Ediouro, que publica o livro no Brasil, afirmou que a edição de 2008 do "Guiness" não traz o recorde da Parada Gay. A Ediouro disse que cabe aos organizadores do evento solicitar a atualização dos recordes, cumprindo os critérios da publicação. O recorde conquistado em 2007 está garantido, pois nenhuma outra parada no mundo superou a de São Paulo.
Entretanto, a edição de 2008 do "Guinness" traz um outro recorde de interesse dos gays. Na página 125, o livro registra que o maior festival gay do mundo é o Mix Brasil: Festival da Diversidade Sexual. Em 2005, o evento teve público de 1,8 milhão de pessoas.
celulas tronco de embrião a um passo de aprovação
O placar é suficiente para que o Supremo tome uma decisão a favor da manutenção do que prevê a Lei de Biossegurança, sancionada em 2005, que permite este tipo de pesquisa. A Adin alega que a lei fere o princípio do direito à vida, previsto na Constituição.
O sexto voto favorável às pesquisas foi do ministro Marco Aurélio Mello. Celso de Mello e o presidente do STF, Gilmar Mendes, ainda vão ler os seus votos. Há uma possibilidade de que algum ministro mude sua posição até o fim do julgamento.
O ministro Celso de Mello, em discurso favorável às pesquisas com células-tronco embrionárias na tarde desta quinta-feira |
O relator Carlos Ayres Britto defendeu a improcedência da Adin e, consequentemente, a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias, em sessão realizada no dia 5 de março. Na mesma ocasião, a então presidente do STF, Ellen Gracie, declarou seu voto no mesmo sentido. Os outros votos a favor das pesquisas vieram dos ministros Joaquim Barbosa e Cármen Lúcia.
O julgamento foi suspenso em março depois que Menezes Direito pediu vista da ação. Ele reabriu a discussão nesta quarta com um voto cuja leitura durou três horas e que continha uma série de restrições às pesquisas, acatando "parcialmente" a Adin. Também propuseram restrições às pesquisas os ministros Ricardo Lewandowski e Eros Grau.
Segundo a assessoria de imprensa do STF, não é comum a mudança de voto dos ministros, apesar de ser algo possível. O ministro Menezes Direito, por exemplo, pode esclarecer alguns pontos de sua alegação e, com isso, persuadir algum de seus colegas.
Questionada sobre se os seis votos já seriam uma vitória das pesquisas, a geneticista Mayana Zats, da USP (Universidade de São Paulo) ressaltou a necessidade de "esperar o fim do julgamento". Sobre as restrições levantadas por alguns ministros, ela disse que elas já existem, uma vez que os projetos são avaliados por comitês de pesquisa. "E eu acho extremamente importante que isso seja feito. Importante para a ciência e para a população".
O artigo 5º da Lei de Biossegurança (número 11.105, de 24 de março de 2005), diz que "É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização 'in vitro' e não utilizados no respectivo procedimento".
O texto impõe como condições que os embriões sejam "inviáveis ou congelados há três anos ou mais, na data da publicação da Lei, ou que, já congelados na data da publicação desta Lei, depois de completarem três anos, contados a partir da data de congelamento."
Em qualquer caso, prevê a lei, "é necessário o consentimento dos genitores." E as instituições de pesquisa e serviços de saúde devem "submeter seus projetos à apreciação e aprovação dos respectivos comitês de ética em pesquisa." Também proíbe a "comercialização do material biológico".
Record estuda criação de escola de atores
Frente parlamentar declara apoio a beijo gay em "Duas Caras"
A Frente Parlamentar Mista pela Cidadania GLBT divulgou apoio oficial ao novelista da Globo Aguinaldo Silva em sua idéia de exibir o beijo gay no último capítulo da novela "Duas Caras". O beijo seria entre os personagens Carlão (Lugui Palhares) e Bernardinho (Thiago Mendonça).
Divulgação |
Frente Parlamentar quer o beijo gay entre Bernadinho e Carlão em "Duas Caras" |
A frente informou à Folha Online que pretende também convidar Aguinaldo Silva para participar da 1ª Conferência Nacional GLBT, que será realizada em Brasília, de 5 a 8 de junho, no espaço Brasil 21.
O evento tem como tema "Direitos Humanos e Políticas Públicas: O Caminho para Garantir a Cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (GLBT)".
10.mai.2007/Folha Imagem |
Deputada Cida Diogo (PT-RJ) diz que é hipocrisia Globo deixar de exibir beijo gay |
"Consideramos relevante a discussão levantada por Aguinaldo Silva. A mídia cansa de mostrar mulheres seminuas, como no Carnaval e mesmo na novela, sem nenhuma resistência. Agora, quando se quer mostrar um ato de afeto, como o beijo entre duas pessoas que se amam, isso não pode. Essa resistência é hipócrita", afirmou à Folha Online a deputada Cida Diogo (PT-RJ), presidente da frente parlamentar.
"A sociedade sabe que existem casais homossexuais felizes e que vivem juntos há muitos anos em harmonia, melhor até que muitos casais heterossexuais. O Aguinaldo Silva está fazendo um trabalho importantíssimo junto à sociedade. Por isso, gostaria muito de tê-lo conosco", declarou Diogo.
No ano passado, a deputada foi xingada de "feia" pelo colega Clodovil Hernandez, no plenário. O deputado depois pediu desculpas e se retratou com as mulheres.
Enquete: Você quer ver beijo gay no final da novela "Duas Caras"?
Pedido à Globo
A ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), enviou uma carta aberta à direção da TV Globo, pedindo que o beijo gay seja exibido no fim da novela das oito.
"A transmissão desta cena será de grande valia, pois desta forma será mostrado ao público que a manifestação de afeto entre duas pessoas do mesmo sexo, além de legal conforme a Constituição, é absolutamente normal e que é uma realidade, sempre foi e sempre será", diz o texto.
"Ao veicular esta cena, a Rede Globo está simplesmente refletindo mais uma faceta da vida cotidiana de milhares de cidadãos e cidadãs brasileiras", diz a carta assinada por Toni Reis, presidente da ABGLT.