terça-feira, 24 de junho de 2008

Nokia vai adquirir Symbian e abrir software da empresa

A Nokia está adquirindo as participações de outros acionistas na produtora britânica de software para celulares Symbian e permitirá o uso de seus programas livre de royalties para responder a novos rivais como o Google .

O software da Symbian é usado em dois terços dos celulares inteligentes --aparelhos com capacidades semelhantes às dos computadores-- e em seis por cento dos celulares como um todo, mas novas plataformas como a Android, do Google, e o iPhone, da Apple, podem desafiar seu domínio.

"A decisão é uma resposta astuta às crescentes ameaças de outros provedores de software para celulares", disse Geoff Blaber, do grupo britânico de pesquisa CCS Insight, mencionando a LiMo Foundation, que produz software de código aberto para celulares, além do Google e Apple.

No momento, o rival mais próximo da Symbian é o sistema operacional Windows Mobile, da Microsoft .

"Isso coloca muita pressão sobre a Microsoft no exato momento em que eles estão tentando encontrar espaço no mercado de consumo", disse Carolina Milanesi, analista do Gartner Group.

"Preços mais baixos são aquilo que as operadoras de telefonia móvel e o mercado precisam para promover maior adoção dos celulares inteligentes e o corte do royalty é um avanço nessa direção. Para as operadoras, é uma boa alternativa ao Android", disse ela.

A Nokia, que fabrica 40 por cento dos celulares vendidos em todo o mundo, pagará 264 milhões de euros (410 milhões de dólares) pelos 52 por cento da Symbian que ela ainda não controla, anunciou a empresa na terça-feira.

A empresa finlandesa também anunciou que ela e outros grandes fabricantes de celulares, bem como operadoras de telefonia móvel tais como AT&T, NTT DoCoMo e Vodafone, e fabricantes de chips como a Texas Instruments e a STMicroelectronics, formaram a Symbian Foundation para desenvolver ainda mais o software.

A Nokia contribuirá com a Symbian e seu software S60 para a fundação, enquanto outros membros oferecerão seus sistemas UIQ e MOAP a fim de criar uma nova plataforma Symbian conjunta em 2009.

Acabou a bateria do celular? Tente dançar

O que você faz se estiver no meio da platéia de um festival pop mas a bateria de seu celular indicar problemas iminentes porque a carga está acabando?

Graças a um novo aparelho, basta acompanhar a música e dançar.

A operadora de telefonia móvel Orange anunciou na terça-feira que havia formado parceria com a GotWind, uma empresa especializada em energia renovável, para produzir um recarregador acionado pela energia da dança.

Os carregadores cinéticos de energia portáteis serão testados no festival de Glastonbury, o maior festival de música em campo aberto do mundo, que iniciará sua celebração anual da música e da arte na sexta-feira, em uma fazenda em Somerset, Inglaterra.

A Orange diz que o protótipo do carregador tem peso semelhante ao de um celular e o tamanho de um maço de baralho.

Preso ao braço do usuário, ele emprega um sistema de pesos e imãs que fornece corrente elétrica para carregar uma bateria de armazenagem, a qual pode ser usada posteriormente para recarregar o celular.

"Queríamos criar num produto divertido, envolvente e interativo que encorajasse os usuários a se divertir enquanto carregam seus celulares e ao mesmo tempo testam um novo protótipo cujo objetivo é promover a eficiência energética", disse Hattie Magee, diretora de parcerias da Orange UK

Tibete será reaberto para turistas estrangeiros na quarta-feira

O Tibete vai ser reaberto para turistas estrangeiros a partir de quarta-feira, segundo a agência de notícias estatal Xinhua. A região foi fechada a estrangeiros depois dos tumultos de março

A Xinhua citou Tanor, uma autoridade da administração do turismo da região, que teria dito que a passagem da tocha olímpica por Lhasa neste fim-de-semana provou que a região está estável o suficiente para que os turistas possam voltar.

"O Tibete está seguro. Damos as boas-vindas aos turistas locais e do exterior", disse Tanor segundo a Xinhua, em uma reportagem publicada na terça-feira. Ele não tem sobrenome.

O governo chinês fechou o Tibete depois das revoltas que irromperam em Lhasa em 14 de março e se espalharam pelas áreas tibetanas das províncias vizinhas.

A região foi reaberta para turistas chineses em 23 de abril e para turistas de Macau, Hong Kong e Taiwan no dia 1o de maio, disse a Xinhua.

Por que o frio dá tanta preguiça?

Preguiça: "Manutenção da temperatura ideal consome parte da reserva energética e, de quebra, desacelera o metabolismo"

Basta chegar o mês de junho que acordar no horário habitual torna-se mais difícil para muitas pessoas. “Clima frio, seja seco ou úmido, tem total relação com a falta de disposição. O inverno altera nosso termostato, isto é, a temperatura individual na qual o organismo funciona”, explica o médico imunologista Fabrício Monteiro.

Atividade física pela amanhã é a solução

Na prática, precisamos de mais energia para realizar as atividades rotineiras, porque a manutenção da temperatura ideal consome parte da reserva energética e, de quebra, desacelera o metabolismo. “Praticar atividade física pela manhã é uma forma de ativar o cérebro e o corpo para que comecem a trabalhar com mais disposição. Quem o faz, tem como resultado adicional a redução da preguiça durante o dia”, descreve o médico.

Quem não quer ganhar peso deve redobrar a atenção, pois, para equilibrar a temperatura corporal pode-se cair na tentação de incrementar a dieta com alimentos hipercalóricos. “O risco é chegar à primavera acima do peso e com dificuldades para vencer o sedentarismo”, destaca.

“O inverno tem seu charme e elegância e pode ser desfrutado de maneira saudável. Mexa-se, alimente-se de maneira equilibrada e durma boas noites de sono”, sintetiza

Novas grifes e maior curiosidade dão destaque a homens no SPFW

Modelo desfila para Rosa Chá no Sao Paulo Fashion Week. Foto: Paulo Whitaker

Na moda masculina, pouca coisa muda com o passar das temporadas, mas dizem que só um botão pode fazer toda uma revolução.

Enquanto isso não acontece, todos esperam pela oportunidade de captar algo novo para o armário dos homens, ainda mais agora com a estréia de duas grifes exclusivas de moda masculina no São Paulo Fashion Week -- a Rosa Chá e a Reserva.

"Nunca o homem esteve tanto no centro das atenções, nunca vi tanta gente interessada", afirmou o editor de moda especializado no assunto Lula Rodrigues.

"O homem também está mudando. O europeu e o americano consomem moda, e o brasileiro está começando a olhar para isso agora."

Entre as novidades desta temporada, que acaba nesta segunda-feira, Lula cita a silhueta do homem, que tem aparecido mais ampla nos desfiles de moda primavera verão.

"A tirania do skinny começa a ficar mais confortável", disse o editor sobre o modelo de calça com elastano, bem colada ao corpo.

A grande mudança, no entanto, será quando os homens passarem a adotar, no mundo todo, os ternos mais inventivos exibidos nas passarelas internacionais, no lugar do tradicional terno de três botões. "Quem conseguir isso vai para o hall da fama", disse.

A Rosa Chá, de Amir Slama, muito famosa pela moda praia feminina, fez sua estréia no SPFW com sua linha para homens. Causou furor ao colocar um homem pelado tomando uma chuveirada na boca de passarela. E apresentou sungas minúsculas e outras nem tanto, com destaque para uma com bolsinho e porta-celular.

A Reserva, que veio do Fashion Rio, fez seu desfile nesta noite de segunda-feira, último dia de SPFW. Animou os fashionistas com uma paleta de cores fortes, como uma jaqueta pink quase fluorescente, e outras peças com muitas listras e alguns xadrezes.

NADA DE MODA FÁCIL

Mario Queiroz, um dos pouquíssimos que só desfilam moda masculina no SPFW, apresentou no domingo uma coleção inspirada nos trabalhos do artista cinético Jesús-Rafael Soto para criar estampas em amarelo-ouro.

A idéia de movimento tirada da obra de Soto foi usada em uma regata toda bordada com filetes de canutilho branco e preto. É a peça mais cara da coleção, cujo bordados custaram 1.500 reais.

"Isto é para mostrar que moda masculina não quer dizer moda barata, nem moda fácil", disse o estilista, explicando que se tratava de uma peça única e que estaria na loja.

Ele também bordou paetês metalizados em camisas sociais, de forma mais discreta. "Bordados e aplicações a gente reconhece como coisas femininas, mas a minha missão é essa, é perguntar por que essas coisas são femininas?", disse.

Na passarela de seu desfile estava o dentista e colecionador de arte Dario Zito, 41 anos, tomando nota de cada look da apresentação. Disse que gostou de quatro peças, incluindo uma camisa de tricoline, e que costuma ir na loja atrás do que lhe chamou atenção na passarela.

"Gosto de desfiles de moda porque misturam arte, cultura, comportamento, está tudo interligado", disse Dario. "De cada desfile, dá para usar uns 10 por cento, tem muita coisa exagerada, sou mais conservador".

BRASIL TÁ CHEIO DE MILIONÁRIOS...

A América Latina se converteu na terceira região do mundo onde houve o maior aumento de número de milionários em 2007, com o Brasil na liderança, segundo um estudo do banco americano Merrill Lynch e da consultoria de informática Capgemini divulgado nesta terça-feira.

O mundo tem agora mais de 10 milhões de milionários, segundo este estudo, que destaca um aumento 6% em relação a 2006

Ocupando o terceiro lugar, o Brasil, atrás da Índia e da China, é o país onde mais aumentou a quantidade de grandes fortunas (19,1%).

Em todo o mundo, a quantidade de 'fortunas enormes' (mais de 30 milhões de dólares de patrimônio financeiro) aumentou ainda mais, 8,8%.

Nesse grupo figuram 103.320 pessoas, segundo o estudo.

A fortuna acumulada de 10,1 milhões de milionários alcançou, em 2007, os 40,7 trilhões de dólares, ou seja, um aumento de 9,4% em relação a 2006.

Tanto no caso do Oriente Médio (+15,6%) e da Europa do Leste (+14,3%) - as duas regiões que lideram a lista - como na América Latina, o progresso é resultado dos preços das matérias-primas e do desenvolvimento de novos mercados financeiros.

A entrada de capitais privados na América Latina se duplicou em 2007. E, nesse contexto, a bolsa de São Paulo, com seu principal indicador, o Bovespa, ficou em quarto lugar mundial pela importância de suas ações e lucros.

O estudo abrange 71 países que representam 98% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e 99% da capitalização na bolsa mundial.

Casamento de Madonna está em crise, diz imprensa britânica

Brainpix

A cantora Madonna e o marido, o cineasta Guy Richie

A cantora Madonna e o marido, o cineasta Guy Richie

Londres, 24 jun- O casamento da cantora Madonna e o cineasta Guy Ritchie está em crise e o casal já fala em separação, afirma hoje o jornal britânico "Daily Mirror".

Madonna e Richie, que se casaram há sete anos, quase não são vistos juntos em público e vivem praticamente separados em sua mansão de Londres, acrescenta o diário.

"Eles estão tristes, mas enfrentam (o problema) como duas pessoas adultas", disse ao "Daily Mirror" um amigo do casal.

Segundo o jornal, um anúncio formal sobre o futuro dos dois deverá ser divulgado após o fim da turnê mundial de Madonna, previsto para 29 de novembro, no México.

Madonna, de 49 anos, e Richie, de 39, se conheceram em 1998, em uma festa organizada pelo músico britânico Sting, e se casaram no dia 22 de dezembro do ano 2000, no castelo de Skibo, na Escócia