domingo, 6 de julho de 2008

Supermáquinas e tecnologia garantem ação de novo BATMAN

Batman, como se sabe, não tem superpoderes -ele se garante com seu treinamento, sua inteligência e, principalmente, suas máquinas incríveis.
Em "Batman - O Cavaleiro das Trevas", elas estão de volta, e melhoradas -a começar pelo traje que, agora, além de permitir ao herói planar, ainda deixa seu intérprete respirar.
"Esse novo traje do Batman é muito melhor, não apenas em termos do que faz no filme, mas também para vesti-lo nas filmagens", disse Christian Bale, que envergou a roupa preta. "Dava para me mover, respirar, era muito mais confortável."
O Batmóvel também retorna, e a Folha o viu fora da tela, estacionado no hotel onde se realizavam as entrevistas com a equipe do filme.
É um veículo impressionante, cascudo, uma espécie de minitanque todo preto, com seis pneus gigantes, várias camadas de proteção e a parte dianteira rebaixada, lembrando a cara de um morcego.
O carro pesa mais de duas toneladas, mas isso não o impede de dar saltos de vários metros de altura -em uma das cenas do filme, parece um goleiro defendendo uma bola chutada ao gol (essa manobra, infelizmente, não foi vista ao vivo).

Bat-Pod
A grande novidade em relação ao carro de Batman é que ele está "grávido": dentro dele está a novíssima moto que foi nomeada Bat-Pod.
"Moto" é modo de falar (apenas porque o troço tem duas rodas): o Bat-Pod é uma máquina de guerra ambulante, equipado com canhões e metralhadoras, "muito exótico e visualmente muito poderoso", como define o diretor, Christopher Nolan. Poderia ter acrescentado: "impossível de dirigir".
"Devo admitir, meio envergonhado, que não consegui dirigir o Bat-Pod. Só um homem conseguiu", disse Bale, referindo-se ao dublê que pilota a moto em cena (e espere para ver o que ele faz na parede).
Além dos objetos de cena, a tecnologia também foi usada na própria filmagem: em seis seqüências, Nolan utilizou as gigantescas câmeras Imax.
Elas usam um filme maior do que o convencional, que permite tomadas muito mais amplas e detalhadas. Infelizmente, o resultado só pode ser visto nas gigantescas telas Imax, que ainda não existem no Brasil

Nenhum comentário: