sábado, 5 de julho de 2008

Efeitos alucinógenos dos cogumelos são duradouros, indica estudo

Os efeitos de plenitude e tranquilidade provocados pela psilocibina, uma substância alucinógena contida nos cogumelos, parecem ser duradouros, revela um estudo publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.

Os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (Maryland) observaram que a maioria dos 36 voluntários que tomaram psilocibina, em condições controladas, constataram seus efeitos após mais de um ano.

"A grande maioria destes voluntários definiu sua experiência (de 14 meses) como a mais construtiva no âmbito pessoal e a mais significativa no nível espiritual em sua vida", disse o doutor Roland Griffiths, professor de psiquiatria e neurociências da Universidade Johns Hopkins, principal autor do estudo, publicado no "Journal of Psychopharmacology".

Os participantes da pesquisa, todos de boa saúde física e mental, de elevado nível cultural e de espiritualidade ativa, viveram uma "experiência totalmente mística" após consumir a psilocibina.

"Raramente em uma pesquisa psicológica foi possível observar efeitos positivos tão duradouros depois de apenas uma experiência de laboratório".

Estas conclusões apóiam a crença de que experiências místicas vividas por algumas pessoas em sessões com alucinógenos podem ajudar doentes que sofrem de ansiedade ligada ao câncer ou à depressão.

A psilocibina também seria um potente instrumento para tratar os dependentes de drogas.

Nenhum comentário: