domingo, 6 de julho de 2008

De Niro: greve de atores de Hollywood "não é uma boa idéia"

O ator americano Robert De Niro, estrela do 43º Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary (República Tcheca), dissuadiu hoje seus colegas de profissão de Hollywood de entrarem em greve, e afirmou que esta é uma idéia que "não parece boa".

"Não é um bom momento para entrar em greve", declarou à imprensa De Niro, que recebeu nesta sexta-feira o Globo de Cristal por sua trajetória cinematográfica.

"Acho que estes problemas poderiam ser solucionados com alguns atos, e isso os atores poderiam fazer independentemente", acrescentou De Niro.

O Screen Actors Guild (SAG), o maior sindicato de atores de Hollywood, adiou para a próxima semana sua decisão sobre o convênio trabalhista proposto pelos estúdios, à espera de saber se haverá apoio suficiente para entrar em greve.

Os representantes das produtoras, da Alliance of Motion Pictures and Television Producers (AMPTP) e dos atores afiliados ao SAG e à American Federation of Television and Radio Artists (Aftra), entre outros, estão há um mês em queda-de-braço por causa dos lucros derivados dos novos formatos de difusão e dos dividendos recebidos pelos atores pela comercialização de DVDs.

Ao ser perguntado sobre as razões que o levaram a estar em voga há mais de 30 anos, quando recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 1974, por "O Poderoso Chefão 2", De Niro afirmou laconicamente que tem "sorte".

O ator disse ter interesse em rodar uma seqüência de "O Bom Pastor", filme sobre a CIA (agência de inteligência americana) dirigido por ele, e afirmou querer fazer "pelo menos mais um filme" com Martin Scorsese, com quem trabalhou intensamente nos anos 1970.

O ator afirmou, sem dar muitos detalhes, ter uma "grande relação criativa" com Scorsese, e disse que os dois poderiam "começar a filmar em um ano ou um ano e meio".

O filme que abriu o festival foi "What Just Happened", um drama familiar produzido por De Niro, no qual o protagonista, interpretado por ele mesmo, é um produtor de cinema que naufraga em sua vida privada.

Nenhum comentário: