domingo, 6 de julho de 2008

Com 38%, Marta lidera disputa em SP; Alckmin tem 31%

Pesquisa Datafolha mostra que a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) lidera as intenções de votos à Prefeitura de São Paulo com 38%. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) está em segundo lugar com 31%. A íntegra da reportagem disponível para assinantes do UOL e do jornal.

O atual prefeito, Gilberto Kassab (DEM), aparece em terceiro lugar, com 13%, seguido pelo ex-prefeito Paulo Maluf (PP), com 8%.

O levantamento, realizado entre os dias 3 e 4 de julho, ouviu 1.085 moradores de São Paulo. A margem de erro da pesquisa é de 3% pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa mostra que caiu a vantagem do PSDB sobre o PT no 2º turno das eleições (íntegra disponível para assinantes). Alckmin e a ex-prefeita estariam tecnicamente empatados num eventual segundo turno, se as eleições fossem hoje --ele com 50% dos votos contra 45% dela.

Num segundo turno contra Kassab, Marta derrotaria o prefeito por 55% a 36%, enquanto Alckmin venceria com 59% a 25%.

Eleições

O prazo final para os partidos e coligações apresentarem o registro de candidatos para as eleições 2008 terminou na noite deste sábado (5) e a partir de hoje os candidatos dão início às atividades de campanha, inclusive comícios.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo informou que sete candidaturas a prefeito foram registradas. Além de marta, Alckmin, Kassab e Maluf, disputam a prefeitura Ivan Valente (da coligação entre PSOL e PSTU), Edmilson Silva Costa (PCB) e Renato Reichmann (PMN).

A lei eleitoral prevê que coligações, partidos políticos e candidatos possam, a partir de hoje, realizar comícios e se valer e carros de som para divulgação de campanhas.

Desde ontem também está vetada a participação de candidatos a prefeitos e vice em inaugurações de obras públicas, medida que atinge o prefeito Gilberto Kassab (DEM). Eleito como vice em 2004 na chapa encabeçada pelo então candidato a prefeito e hoje governador, José Serra (PSDB), Kassab disputará sua primeira eleição a um cargo majoritário.

Estão sendo disputados nas eleições de outubro 5.563 cargos de prefeito, com o mesmo número de vices, e cerca de 52 mil vagas de vereadores.

Nenhum comentário: